Pisares


Vinte e Zinco

Mais uma bela obra do grande escritor moçambicano, Mia Couto. Comprei-o este Verão numa Feira do Livro porque já lhe conhecia a história, mas surpreendeu-me ainda mais. Mia Couto é um escritor belíssimo pela sua formação (professor e biólogo) e pela sua escrita original, muito regionalista, que nos leva a conhecer melhor a cultura de Moçambique e onde não faltam palavras criadas por ele mesmo. Mia Couto consegue falinventar.

Vinte e Zinco é uma história antitípica (estória, para ser preciso) em que é mostrado como o 25 de Abril de 1974 foi vivido em Moçambique, porque 1974 não foi um ano de liberdade para os moçambicanos. E por baixo dessa estória, submersa o suficiente para respirar e atingir os leitores sem que estes lhe prestem grande atenção, está a cultura africana, em cada página, em cada personagem que se afaste da realidade portuguesa, das imagens que carregam as palavras grandes deste delicioso escritor.

Um Pide, em Moçambique, perturbado pela morte do seu pai, a seguir-lhe as pisadas, a sua família – que incluía a mãe e a tia, mulher tresloucada segundo os parâmetros conservadores ocidentais das mulheres –, um cego, uma feiticeira, e um país que respira a cada braçada do escritor.

Aconselho a ler pela sua qualidade e conhecimento da História colonial portuguesa.

«Vinte e cinco é para vocês que vivem nos bairros de cimento. Para nós, negros pobres que vivemos na madeira e zinco, o nosso dia ainda está por vir»


Classificação:

Etiquetas:

3 Comentário(s) “Vinte e Zinco”

  1. # Blogger Maria João

    A única coisa que li de Mia Couto foi "Flores de Novidade", em "Estórias abensonhadas", na aula de Português. xD Fiquei logo com vontade de ler mais, mas ainda não tive oportunidade... Mas vou ler mais de certeza! :D  

  2. # Blogger Tiago Ramos

    Mia Couto é fantástico. Sim, aconselho-te a leres mais. : )  

  3. # Blogger mafalda

    Mia Couto, esse senhor.sabem, é o escritor que, pelo menos neste momento eu tomo como favorito. Já li bastantes coisas deles, neste momento estou a ler o outro pé de sereia. vinte e zinco ainda não li, mas sim, conto ler tudo deste autor.conto mesmo:$ acho que nunca gostei tanto de ler como gosto agora que o leio.
    e já escrevi demais;)
    um sitio interesssante, este o vosso. passarei por cá mais vezes com certeza,
    um beijinho ao Tiago, outro à João:D*  

Enviar um comentário



© 2006 Pisares | Blogger Templates by GeckoandFly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to make money online | First Aid and Health Information at Medical Health